quinta-feira, 6 de maio de 2010

Formando o hábito da Higiene Bucal

Se deixar o aprendizado para mais tarde, iniciar a limpeza bucal após o nascimento dos dentes, por volta dos oito ou nove meses, vai manipular um local extremamente sensível, um dos órgãos importantes para a criança, pois é através dele que faz sua alimentação, reconhece e se comunica com o mundo, balbuciando sons, rindo e chorando.Conhecemos muitas crianças que relutam para escovar os dentes e não gostam de limpar a boca. No entanto, repare que as crianças estão muito habituadas com a limpeza de outros locais do corpo, e não opõe resistência à ação do adulto, isto porque foram acostumadas, desde que nasceram, a essa rotina.
Desse modo, se forem habituados desde cedo a fazem limpeza bucal, facilmente aceitarão a escova, o fio dental e sentirão prazer em manter a boca limpa, leve e cheirosa.
Investindo na educação do bebê, deixaremos de ter problemas o resto da vida.
A criação do hábito é fundamental. O habito só se forma pela repetição do ato, pela paciência e insistência.
Precisamos lembrar que a boca é extremamente importante para o bebê: através dela, ele começa seu contato com mundo exterior.
Nessa fase ele leva tudo à boca – no começo, o seu tato é principalmente bucal.
Também sente enorme prazer em usá-la, quando de sua alimentação, no processo de sucção.
É preciso estimular também as boas sensações que se percebe no processo de higiene.
Algumas mães pensam que estará incomodando os filhos se mexerem em sua boca. Ao contrário, se fizerem movimentos delicados e cuidadosos, a criança apreciará os leves toques empregados no momento da limpeza bucal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário